Teorias sobre Origem da Luz.

 

Foto Junior OliveiraPara: Empédocles (490-435 a.C.) :

defendia que a luz era uma substância fluida, transmitida pelo sol, e que por viajar tão depressa era impossível ser vista.

Platão (428/v27 a.C. — 347 a.C.),: por sua vez, defendia que os olhos emitiam um raio visual que tocava o objeto. Só depois é que o objecto era visto. Como se os olhos fossem uma lanterna.

Para Aristóteles. ( 382 a 332 a C): A luz é a actividade do que é transparente.

O cientista árabe Alhazen (965-1039) contrapôs que se tínhamos de fechar as pálpebras ou desviar os olhos quando olhávamos para o sol então era porque algo entrava e não porque algo saía, como pretendia Platão. 

Isacc Newton (1642-1727), descobriu que a luz visível podia ser dividida em raios monocromáticos, com direcções e cores diferentes, e que esses raios já não se podiam dividir mais. Defendia que a luz era composta por crepúsculos (aquilo a que hoje chamamos fotões) que podiam distinguir-se pela sua frequência. Mais tarde esta “intuição” veio a ser confirmada com a descoberta dos raios infravermelhos e ultravioletas. Descobriu-se que a luz é uma parte visível e muito pequena do espectro electromagnético.

“O espectro eletromagnético é composto pelo conjunto de radiações que chegam à Terra emitidas pelo Sol, resultantes da combustão de gases nele existentes. Estas radiações podem ser produzidas artificialmente (vela, lâmpada, laser, rádio, gama, hertz etc.), divergindo apenas na frequência. Na parte visível do espectro essa diferença de frequência nota-se pela cor. A unidade de medida das frequências é o nanometro (nm) que corresponde a um milionésimo de milímetro.

Durante muito tempo pensou-se que a luz se propagava por ondas. Ainda hoje se diz ondas electromagnéticas. No entanto diversas experiências provaram que era impossível propagar-se por ondas e não por partículas.”

Só no século XIX James Clerk Maxwell (1831- 1879) descobriu, através de várias experiências com electricidade e magnetismo, que ambos os fenómenos se moviam à velocidade da luz (300.000 km por segundo) o que lhe permitiu concluir que a luz era igualmente uma onda electromagnética. Durante bastante tempo vingou um compromisso: a luz viaja em ondas mas ao atingir a matéria comporta-se como uma partícula.

Max Planck (1898-1947) ao fazer diversas experiências com radiações de calor descobriu que a luz embatia na matéria em pequenas porções (a que chamou quanta), como balas disparadas de uma metralhadora…. (continua. rs)

 Autores: José Álvaro Moreira e Pedro Moreira Cabral

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *